Me encanta ese aire canalla, un tanto pendenciero, con ese aroma ibérico en muchos ritmos y el latir del "carretera y manta" que suenan sin apenas dar un respiro ni para pensarlo. Pisar a fondo y decirle a la vida que está vivo.
Join
now to receive all the new
music
Lovers & Lollypops releases,
including this album
and 130 back-catalog items,
delivered instantly to you via the Bandcamp app for iOS and Android.
Learn more.
Por esta altura, tornou-se natural assumir de que a água de Barcelos tem qualquer coisa de especial. O que será, não saberemos ao certo, mas o que tem feito pelo rock deste país é um feito admirável. Os Solar Corona nasceram desse borbulhar criativo de uma cidade que mostra como se escreve rock com linha tortas. Como deve ser. Formados em 2013, em 2016 chegaram a um consenso à formação e assentaram em quarteto, com Rodrigo Carvalho (guitarra / sintetizadores), Peter Carvalho (bateria), José Roberto Gomes (baixo) e Julius Gabriel (saxofone / sintetizadores). Após a edição de três EPs entre 2013 e 2016, os Solar Corona chegaram a “Lightning One”, o primeiro longa-duração, fruto de anos de labor à procura do som que triunfasse nesta formação.
O suor da conquista faz-se logo sentir. “Love Is Calling” abre as hostilidades para um álbum que convive com o renascimento de algumas correntes do rock e absorve o conhecimento de alguns caminhos cósmicos paralelos ao rock progressivo das décadas de 1970 e 1980. Com algum romantismo,“Love Is Calling” vai-se transformando de falsa balada doom metalpara um hard rockcarregado de maquilhagem que irá servir os tons de “Lightning One”.
Numa só canção, os Solar Corona vestem e despem as roupas de stoner rockers e viabilizam uma autoestrada para o inferno de rock acelerado, cheio de desejos hipnóticos e com toda a razão para se querer muito pop e desejado: como é o caso de “Rebound”, entra de rompante nos ouvidos e escorre como mel numa odisseia que comprime em seis minutos histórias que o rock, noutras décadas, demorava muito mais tempo a contar. Uma galopada progressiva, um crescendo êxtase de hipnose sonora que subitamente desce à terra para fazer valer uma nova subida. “Rebound” cai para se renovar, suave primeiro, depois com o vigor de um saxofone que oferece um tremendo renascimento da canção, uma nova luz, vida, que mostra o instrumento como uma das características mais feéricas deste “Lightning One”: o elemento que tanto abala como embala o rock dos Solar Corona.
Fruto do século XXI, os Solar Corona aprenderam a chamar a atenção no primeiro segundo e prolongar essa sensação de constante alerta durante todo o discurso: uma keynotedo Steve Jobs em constante rejubilação eléctrica e luxúria cósmica. “Lightning One” é uma viagem no topo, com as coordenadas certas na mistura, a cargo de José Arantes, masterizado por Chris Hardman e artwork de Serafim Mendes, que transcreve numa imagem a imensidão de estradas psicadélico-trópicas que se fundem nos Solar Corona.
credits
released May 3, 2019
Music by Solar Corona
Recorded and mixed by José Arantes
Mastered by Chris Hardman
Produced by Solar Corona and José Arantes
Artwork by Serafim Mendes
Solar Corona are José Roberto Gomes, Julius Gabriel, Peter Carvalho and Rodrigo Carvalho
Glorious jams unfolding a map of psychedelic wonder-"Here be Monsters." Great via headphones, better through speakers, though neighbours may whinge. vykr
The debut LP from Kioea is dreamy psychedelic surf music that calls back to the '60s while feeling remarkably contemporary. Bandcamp New &... Notable Aug 22, 2023
Mexican psych band Dorotheo get eccentric à la Stereolab by bringing spooky experimental elements into their spiraling space rock. Bandcamp... New & Notable Aug 10, 2023
Swirly tropicália-inflected psych rock from Guadalajara, Mexico's UAY sounds like Thee Oh Sees mixed with Caetano Veloso. Bandcamp New &... Notable Mar 30, 2023
I just love João Pais Filipe relation to rhythm, there is no drumming like his drumming. I really appreciate the fact that he's the manufacturer of his sound, he works on his woods, he makes his cymbals, and I strongly believe that gives a completely new form to the music he makes.
Joao Sousa